democracia

Eleições na Venezuela: Brasil ressalta importância do respeito à vontade popular

Oposição venezuelana conquistou 107 assentos de um total de 167 que compõem a Assembleia Nacional, no último domingo

Agencia Venezolana de Noticias

Oposição obteve maioria parlamentar pela primeira vez em 16 anos; partido de Maduro conquistou 55 assentos

Brasília – O Ministério das Relações Exteriores informou ontem (7) que o governo brasileiro acompanhou de perto as eleições legislativas do domingo (6), na Venezuela, e “congratula o povo, as forças políticas e as autoridades venezuelanas pela forma ordeira e pacífica em que transcorreu a jornada eleitoral”.

A oposição venezuelana conquistou 110 assentos de um total de 167 que compõem a Assembleia Nacional – contra 55 do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Nicolás Maduro, obtendo maioria parlamentar pela primeira vez em 16 anos. As outras três cadeiras ficaram com representantes indígenas.

“A normalidade do processo, tal como atestado pelas diferentes missões de acompanhamento eleitoral, entre as quais a da Unasul [União de Nações Sul Americanas], o alto nível de comparecimento dos eleitores e o reconhecimento dos resultados por todas as partes constituem uma vitória expressiva da democracia, para a Venezuela e para a região”, disse, em nota, o Itamaraty.

O governo brasileiro ressaltou a importância do pleno respeito à vontade popular expressa nas urnas e reiterou sua disposição de continuar trabalhando com a Venezuela “para aprofundar as relações bilaterais e contribuir para o diálogo, a estabilidade democrática, o desenvolvimento e a prosperidade do país vizinho, sócio no Mercosul e ator fundamental no processo de integração latino-americana”.