eleição

Oposição venezuelana conquista maioria qualificada no Parlamento

A oposição conquistou a maioria parlamentar pela primeira vez em 16 anos; MUD elegeu 107 dos 167 deputados que compõem a Assembleia Nacional

Ricardo Herdenez/AVN

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) informou ontem (7) o resultado das eleições; ainda falta apurar duas cadeiras

A coligação da oposição venezuelana, Mesa da Unidade Democrática (MUD), conquistou a maioria qualificada de três quintos nas eleições parlamentares de domingo (6), anunciou ontem (7) o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

A MUD elegeu 107 dos 167 deputados que compõem a Assembleia Nacional (Parlamento), indicou o CNE, acrescentando que o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Nicolás Maduro e fundado pelo ex-presidente Hugo Chávez, obteve 55 assentos, os outros três assentos ficaram com representantes indígenas.

A oposição conquistou a maioria parlamentar pela primeira vez em 16 anos, beneficiado pelo descontentamento popular na Venezuela, com uma crise econômica provocada pela queda dos preços do petróleo.

O fato de obter a maioria de três quintos no Parlamento permite à oposição votar uma moção de censura contra os ministros ou o vice-presidente, podendo levar à sua destituição.

Se a MUD conquistar ainda os dois que faltam apurar, ficará com maioria qualificada de dois terços (112), com a qual poderá convocar uma Assembleia Constituinte ou destituir juízes do Supremo Tribunal de Justiça.

Os dirigentes da MUD afirmam, desde a noite de domingo, que a coligação conseguiu a maioria de dois terços no Parlamento.

Leia também

Últimas notícias