Chávez teria 58,7% dos votos se a eleição fosse hoje, diz pesquisa

Caracas – Se as eleições presidenciais fossem hoje, o presidente Hugo Chávez, da Venezuela, teria 58,7% dos votos e o candidato da oposição, Henrique Capriles, teria 25,5% da preferência dos […]

Caracas – Se as eleições presidenciais fossem hoje, o presidente Hugo Chávez, da Venezuela, teria 58,7% dos votos e o candidato da oposição, Henrique Capriles, teria 25,5% da preferência dos eleitores, de acordo com pesquisa realizada pela Consulting Services (ICS). Foram ouvidas 1.200 pessoas até 26 de fevereiro nas principais cidades do país.

O diretor da ICS, Jaun Scorza, disse hoje (5) à Rádio Nacional da Venezuela (RNV) que os dados mostram que a base de apoio de Chávez não foi afetada por seu problema de saúde. Chávez está em tratamento contra um câncer na região pélvica. Ele destacou a perda de intenção de votos do opositor, que nas primeiras pesquisas chegou a 34%.

Esta baixa é atribuída, em primeiro lugar, à tendência de não debater de Capriles, segundo o analista. Para ele, a população está muito interessando em debater e saber como serão tratados os problemas. Além disso, a pesquisa indicou que o povo venezuelano está otimista com a recuperação do presidente, apesar de que na época do questionário Chávez ainda não havia passado pela cirurgia que veio a realizar na semana passada em Cuba.

Do total de entrevistados 55,2% disseram que a saúde do presidente vai melhorar; 10,9%, que ele continuará na mesma, e 2,7 % acreditaram que vai piorar. Os que consideram muito provável que o presidente seja candidato para as eleições de 7 de outubro deste ano chegam a 84,5%.

Com informações da AVN