Chávez confirma retorno de câncer e diz que fará radioterapia

Chávez transmitiu de Cuba depoimento ao povo venezuelano (Foto:Miraflores Palace/Divulgação/Reuters Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou hoje (4) sofrer um reaparecimento do câncer, dizendo que se submeterá […]

Chávez transmitiu de Cuba depoimento ao povo venezuelano (Foto:Miraflores Palace/Divulgação/Reuters

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou hoje (4) sofrer um reaparecimento do câncer, dizendo que se submeterá a um tratamento de radioterapia após a remoção de outro tumor, apesar de não haver evidência de metástase.

“Eu viverei. Eu irei superar”, disse Chávez, de 57 anos, em um encontro com alguns ministros transmitido pela televisão desde Cuba, onde ele se submeteu a uma cirurgia há seis dias.

Os comentários de Chávez sobre sua saúde ocorreram no final de uma mensagem de 90 minutos aos venezuelanos, transmitida ao vivo pela televisão, na qual ele expressou confiança em sua recuperação, fez piadas, assinou documentos e até cantou.

Chávez, que está há 13 anos no poder, buscará reeleger-se em eleição presidencial em outubro, mas seus problemas de saúde levantaram dúvidas sobre sua capacidade de realizar uma campanha pela presidência ou de governar por mais seis anos, caso vença.

Em seus comentários desde Havana, transmitidos no domingo mas gravados no sábado, Chávez demonstrou um entusiasmo sorridente e teve momentos de introspecção.

“Todos somos humanos, todos somos extinguíveis, ainda mais com a vida que eu tenho, onde um ano parece cem”, disse.

Chávez não disse quando retornará à Venezuela.

Ele zombou de “especuladores com nada melhor para fazer”, que sugeriram que seu câncer havia se espalhado – ou metástase – a outros órgãos, dizendo que não era verdade.

Um tumor de dois centímetros foi removido com êxito da mesma área pélvica onde um tumor maior foi retirado em 2011, disse Chávez. “Desta vez, a recuperação é muito mais rápida”, disse ele.

Um tratamento de radioterapia, no entanto, será necessário, disse o presidente.