Chávez agenda primeira visita a Dilma para 10 de maio

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve fazer a primeira visita oficial a Brasília após a posse da presidente Dilma Rousseff no próximo dia 10 de maio, informou o MRE […]

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve fazer a primeira visita oficial a Brasília após a posse da presidente Dilma Rousseff no próximo dia 10 de maio, informou o MRE (Ministério das Relações Exteriores) ao Opera Mundi nesta quarta-feira (6). 

De acordo com a agência de notícias Efe, a data foi negociada pelos dois governos após serem resolvidos alguns problemas de agenda que até agora haviam impedido um encontro, disseram à agência Efe porta-vozes do governo Federal. 

Chávez esteve em Brasília no dia 1º de janeiro para a cerimônia de posse de Dilma, com quem teve um encontro breve e protocolar. 

O presidente havia previsto uma reunião com a colega para o dia seguinte, mas o encontro foi adiado pois ele teve que retornar com urgência a seu país por conta da situação de emergência gerada pelas fortes chuvas. 

Em seguida, foi colocada a possibilidade de uma reunião entre os dois durante a Cúpula América do Sul-Países Árabes que estava marcada para fevereiro em Lima, mas que foi cancelada por conta da crise política no Egito. 

O Brasil e a Venezuela têm uma forte relação bilateral, com planos de cooperação em diversas áreas sociais e econômicas e uma crescente troca comercial que em 2009 alcançou a soma de 4,68 bilhões de dólares. 

Em fevereiro, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, visitou o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, com quem acertou buscar fórmulas para intensificar a relação entre os países, sobretudo nas áreas de mineração e petróleo. 

Visitas na América do Sul 

Na ultima semana de março, Chávez visitou a Argentina, o Uruguai, a Bolívia e a Colômbia com objetivo de “impulsionar relações estratégicas com esses países e analisar a evolução de acordos de cooperação já estabelecidos”. Nesses países, foi recebido pelos presidentes Cristina Kirchner, José Mujica, Evo Morales e por Juan Manuel Santos, respectivamente. 

Chávez chegou a pensar na possibilidade de aproveitar a viagem para se reunir com Dilma, mas ela já havia agendado uma visita a Portugal naquele período. 

Fonte: Opera Mundi