Você está aqui: Página Inicial / Jornais / Peruíbe / Deputados participam do lançamento de Associação de Bairro na periferia de Peruíbe
Peruíbe

Deputados participam do lançamento de Associação de Bairro na periferia de Peruíbe

Inauguração da sede da Associação do Movimento do Poder Popular reúne moradores e autoridades para discutir melhorias à população carente do litoral sul
por Redação do Jornal Brasil Atual publicado , última modificação 29/03/2012 14h01
Inauguração da sede da Associação do Movimento do Poder Popular reúne moradores e autoridades para discutir melhorias à população carente do litoral sul

População do Balneário Leão Novaes em frente a futura sede da Associação do Movimento Poder Popular

Na última sexta-feira (16) foi lançada a pedra fundamental da Associação do Movimento do Poder Popular em Peruíbe (150 km de São Paulo), litoral sul do estado. O evento contou com a presença dos deputados federal Ricardo Berzoini e estadual Luís Cláudio Marcolino, ambos do Partido dos Trabalhadores, e outras lideranças populares da região.  Cerca de 50 pessoas participaram da atividade.

O movimento, que carrega o slogan “Juntos podemos ser fortes”,  existe há mais de um ano, e conquistou o terreno a partir da doação de Ricardo Correa, diretor sindical da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do estado de São Paulo (FETEC). O espaço físico da Associação possibilita a chegada ao principal objetivo do movimento que é organizar a população do balneário Leão Novaes, comunidade carente na periferia da cidade, e também "promover a inserção social e capacitação profissional dos moradores por meio de cursos de informática, corte e costura, etc." - afirma Euclides Marques, o Marquinho, presidente da associação. Ele diz, ainda, que “a luta do movimento é para que o povo assuma o poder. O povo tem que comandar. A população tem o poder, mas muitas vezes não sabe agir, não luta. Por isso, queremos fazer um trabalho de orientação, ensinamento, para que eles, amanhã, sejam os nossos representantes na câmara municipal e no poder público”.

O deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino lembrou que o bairro tem muitas necessidades - saneamento básico, pavimentação de vias, estrutura de saúde e de educação adequada - e observou a importância do lançamento da pedra fundamental da Associação: “uma sociedade amigos de bairro é um espaço onde a sociedade se reúne e, a partir de sua regularização, ela pode fazer uma série de reivindicações em prol da comunidade. A partir do lançamento dessa pedra fundamental e da construção do espaço, os moradores passam a ter um local onde possam se reunir e tomar as decisões de forma democrática do que fazer no bairro”.

Na mesma linha, o deputado federal Ricardo Berzoini ressaltou a importância do espaço físico da associação e lembrou a ausência do poder público à população que se encontra nas periferias da cidade. “Eu vejo a importância da referência física da sede por ser um endereço fixo em que o pessoal possa se reunir e fazer suas atividades. Lamentavelmente, o poder público, às vezes, não cuida da população que está um pouco distante do centro da cidade. A gente percebe aqui, no litoral sul, que não há uma preocupação em elevar os direitos fundamentais pra toda a população. Então a nossa preocupação é ajudar a população a se organizar, reivindicar, lutar e ocupar um espaço importante, pois a população organizada conquista direitos”.

Após o lançamento da pedra fundamental da Associação do Poder Popular, os deputados e as lideranças locais promoveram uma mesa-debate com os moradores de Peruíbe no clube União, em que se foi discutido as demandas da população do litoral e a atual situação do país. 

registrado em: