Jornal Brasil Atual – Jundiaí, 11ª edição

Confira nesta edição: Cultura: Jundiaí nos trilhos, Eleições: Apoio inédito, Denuncia: Um lixo só, Agressão: Surra e covardia, Ciência: O Nióbio, uma pedrinha preciosa

A reportagem de capa desta edição do jornal Brasil Atual – Jundiaí é uma verdadeira viagem ao tempo em que as locomotivas começavam a carrilar a partir da nossa cidade pelos trilhos do país afora, graças ao esforço de um homem visionário: Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, pioneiro e grande incentivador desse tipo de transporte no Brasil. Hoje, quando se volta a falar nos trens como forma alternativa de garantir o nosso desenvolvimento econômico, fazer essa viagem traz-nos de volta aquela agradável sensação de quando a gente era simples passageiro dessas estações que surgiam pelas cidades e nos renovavam o prazer (e as surpresas) de grandes encontros e despedidas. 

Outra leitura gostosa é a das páginas centrais, que tratam do nióbio, uma pedrinha pra lá de preciosa que se dá ao luxo de ser rara em todo o mundo e tem de monte no Brasil. Descoberto nos anos 1950, esse mineral ganha grande peso internacional, graças às descobertas que se fizeram de sua utilidade em tudo que é indústria de ponta. Trata-se, portanto, de outra bela riqueza, quase exclusivamente nacional. Então, tintim, saúde! É isso. Boa leitura!

Jundiai 11