Jornal Brasil Atual – Jaú 1ª edição

Confira nesta edição: Propaganda: Pega na mentira; História: Rico acervo; Saúde: Vai bem mal; Memória: Juninho Toledo; Perfil: O descanso de um guerreiro da paz

A primeira edição do jornal Brasil Atual – Jaú que chega às suas mãos vem preencher a lacuna que existe em todo o país, a do direito à informação livre. Sem os cacoetes que fizeram o modelo da grande imprensa ter o viés dos interesses do capital e lhe deram até um apelido conhecido nas últimas eleições presidenciais – o Partido da Imprensa Golpista, PIG –, o Brasil Atual chega com linguagem fácil, apresentação visual limpa e sem arrogância. E espera informar bem e exercer o papel de porta-voz dos interesses da sociedade. O jornal é laico e republicano. Mas esta edição faz uma homenagem a um homem que fez 90 anos em setembro passado, com a mesma crença que tinha quando decidiu colocar a sua fé a serviço da solidariedade e da busca de justiça e paz. Felizmente, durante os anos de chumbo da ditadura militar, quando se prendia e arrebentava, se torturava e matava em nome de uma ideologia que não aceitava vozes dissonantes, muitos tinham em dom Paulo Evaristo Arns – e somente nele – o homem probo que desafiava os poderes constituídos. Assim, na resistência firme mas serena, ele mexeu com a história do Brasil e da América, mudando-nos a todos para melhor. Dom Paulo é, sem dúvida, a prova de que a fé não costuma falhar.

 O jornal também traz uma reportagem que mostra como a Prefeitura torra o dinheiro do contribuinte em propaganda enganosa e tenta tirar proveito de obras que nem suas são. Programas dos governos estadual e federal são apresentados como se fossem de Jaú. Trata-se, claro, de uma trapaça eleitoral. Basta ver como anda a saúde na cidade, outro tema desta edição. Estamos a ponto de perder o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – o SAMU – e de ter descredenciado o Programa de Saúde da Família, o Proesf. É isso. Boa leitura!

Jornal Jau 01