Barueri registra 44 casos de meningite em seis meses

(Foto: Marcello Casal JR/ABr) Entre janeiro e junho deste ano, Barueri enfrentou um surto de meningite. A Prefeitura, porém, não divulgou à população que a doença, altamente contagiosa, matou cinco […]

(Foto: Marcello Casal JR/ABr)

Entre janeiro e junho deste ano, Barueri enfrentou um surto de meningite. A Prefeitura, porém, não divulgou à população que a doença, altamente contagiosa, matou cinco pessoas na cidade. No período, foram registrados 44 casos de meningite, sendo 24 casos bacterianos e 20 virais.

A meningite causa inflamação nas membranas que revestem o cérebro. O inverno é o período mais propício ao surgimento da doença. Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, rigidez na nuca, febre, confusão mental, vômitos, intolerância a sons altos e sonolência.

A doença é transmitida pelo contato da saliva de pessoas doentes com os órgãos respiratórios de pessoas saudáveis. Cinco dias após o contágio, a bactéria se manifesta e a evolução da doença pode levar à morte em menos de 48 horas. Crianças até 6 anos e idosos são mais vulneráveis. Para prevenir a meningite, usam-se vacinas. Depois de contraída, o tratamento é feito por meio de antibióticos.