Eleições 2018

PT é o partido com mais governadores. PSL surge no mapa eleitoral

Petistas têm quatro vitórias, todas no Nordeste. Partido do presidente eleito venceu em três estados neste domingo. Tucanos também conseguem três triunfos, inclusive no maior colégio eleitoral

Divulgação

Vitoriosa no Rio Grande do Norte com quase 58%, Fátima foi a única mulher eleita governadora

São Paulo – Finda a eleição nas 27 unidades da federação, o PT, mesmo derrotado no plano federal, é o partido com maior número de governos estaduais. Foram quatro, todos na região Nordeste – além de sair vitoriosa nas outras cinco candidaturas que apoiou na região.

A última vitória veio neste domingo (28), com o triunfo no Rio Grande do Norte, que tem a senadora Fátima Bezerra como única mulher eleita governadora. Professora de origem, ela tem 63 anos e é filiada ao partido praticamente desde o início, em 1981.

O PSL do presidente eleito aparece no mapa eleitoral com três estados, dois na região Norte (Rondônia e Roraima) e um no Sul (Santa Catarina). O PSDB venceu também em três, todos hoje, incluindo o maior colégio eleitoral, São Paulo, além de Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. 

O MDB, que havia vencido em Alagoas no primeiro turno, ganhou hoje no Distrito Federal, com um estreante (Ibaneis), e no Pará, com um “veterano” (Helder, filho do cacique Jader Barbalho). Terminou também com três.

No primeiro turno, o PSB venceu em três estados: Espírito Santo, Paraíba e Pernambuco, todos com reeleição. Na mesma situação, o PT voltou a ganhar na Bahia, no Ceará e no Piauí.

O PSC levou o segundo maior colégio, Rio de Janeiro. E venceu também no Amazonas. O Novo ficou com o terceiro maior colégio, Minas Gerais.

Também no dia 7, o DEM conseguiu dois governos estaduais, ambos na região Centro-Oeste: Goiás e Mato Grosso. O PSD venceu há três semanas no Paraná e hoje em Sergipe.

Ainda com um cada, ficaram PCdoB (Maranhão), PDT (Amapá), PHS (Tocantins) e PP (Acre).