Três eleições depois, PMDB retoma o poder no Rio Grande do Sul

José Ivo Sartori vence eleição contra o atual governador, Tarso Genro (PT)

Luiz Chaves/ Sartori 15

São Paulo – Tido como zebra no primeiro turno, o candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, venceu as eleições neste domingo (26) e leva o partido ao poder depois de três eleições – Germano Rigotto foi governador de 2003 a 2007, dando lugar a Yeda Crusius (PSDB) e, no atual mandato, a Tarso Genro (PT), que tentava a reeleição. Com 100% das urnas apuradas, Sartori teve 61,21% dos votos válidos, ante 38,79% de Tarso.

Houve 8,09% de votos em branco e nulos e 18,19% de abstenções.

Nascido em Farroupilha, 66 anos completados em fevereiro, o governador eleito foi vereador em Caxias do Sul, deputado estadual em cinco mandatos e uma vez deputado federal. Também dirigiu a prefeitura de Caxias duas vezes. É formado em Filosofia.

Sartori foi responsável por uma campanha marcada pela despolitização, evitando propostas concretas sobre uma série de temas importantes para os gaúchos. Chegou a fazer brincadeiras em torno de sua falta de objetivos concretos, como quando afirmou que os professores da rede estadual deveriam buscar o “piso” salarial em uma loja de material de construção.