Lá e cá

Depois de apoiar três presidenciáveis, Coutinho é reeleito governador da Paraíba

Governador esteve com Marina no primeiro turno e recebeu Dilma em seu palanque no segundo turno, mas chegou a abrir comitê conjunto com Aécio, cujo candidato local era Cássio Cunha Lima (PSDB)

www.facebook.com/realrcoutinho

São Paulo – O governador Ricardo Coutinho (PSB) é o vencedor das eleições estaduais na Paraíba: com 52,61% dos votos válidos, ele superou o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve a preferência de 47,39% eleitores. Brancos e nulos somaram 7,93% e as abstenções 18%.

A campanha no estado se caracterizou pela posição volátil do governador reeleito em relação à disputa presidencial: depois de fazer campanha ao lado de Marina Silva (PSB) no primeiro turno, ele sinalizou que seguiria a orientação da candidata e apoiaria Aécio Neves (PSDB) no segundo turno, mesmo que ele seja do mesmo partido que seu adversário no estado. Um comitê conjunto chegou a ser aberto por militantes, mas causou mal estar entre os aliados petistas de Coutinho, em especial os da capital João Pessoa, governada por Luciano Cartaxo (PT) e onde o governador conseguiu bom resultado no primeiro turno.

Natural da capital, Ricardo Vieira Coutinho nasceu em 1960 e é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba, com especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi funcionário do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e um dos fundadores do SindSaúde em 1990. Iniciou sua carreira política como vereador em 1992, cargo que ocupou até 2000, ano em que elegeu-se deputado estadual. Depois disso, foi eleito prefeito de João Pessoa por dois mandatos consecutivos (2005-2008) e, em 2010, elegeu-se governador pela primeira vez. Ele acumula ainda a posição de presidente estadual do PSB.

Leia também

Últimas notícias