Em livros e nas escolas, índios são tratados como ‘coisa do passado’

formação deficiente

Eunice Pinto/Agência Pará

Os cursos de licenciatura não dão formação indígena aos futuros professores de Português, História e Geografia

São Paulo – A temática indígena é pouco abordada pelos setores educacionais brasileiros. A afirmação faz parte de uma pesquisa feita pelos historiadores da Unicamp Pedro Paulo Funari e Ana Piñon que teve como base o estudo indígena nas escolas. A questão é tratada de maneira deficiente inclusive entre os livros didáticos recomendados pelo Ministério da Educação (MEC). Em levantamento feito entre cinco obras para o ensino fundamental, os indígenas ocupavam apenas um capítulo dos livros.

O estudo constatou que a ideia difundida nas salas de aula sobre os índios os considera assunto restrito ao passado brasileiro que não tornou a existir após a colonização. Para Funari, “os professores têm uma informação muito pequena, e isso acaba se revertendo em uma imagem indígena totalmente superficial e formada pela mídia”. Apesar disso, cerca de 40% dos brasileiros declara possuir antepassados indígenas.