Hora do Enem

MEC lança plataforma de estudos para Enem

Sistema deve contar com 600 horas de vídeos online, além de simulados, aplicativo para celular e dois programas televisivos voltados para vestibulandos

Roberto Stuckert Filho/ PR

Programa Hora do Enem estará disponível de forma gratuita para todos os interessados

São Paulo – O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (5) o programa Hora do Enem, que consiste em uma base multimídia de auxílio a estudantes que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Estamos usando o que temos de mais avançado em tecnologia da informação para permitir que estudantes possam ter um diagnóstico, um plano de estudo e uma avaliação de desempenho”, afirmou o ministro da pasta da Educação, Aloízio Mercadante.

O conjunto de ferramentas inclui um boletim diário de notícias, que será transmitido via TV Escola, uma plataforma de estudos online com exercícios e simulados, um outro programa televisivo com entrevistas e questões resolvidas, além de um aplicativo integrando os conteúdos. De acordo com o ministério, 600 videoaulas ainda devem integrar um sistema apelidado de “Mecflix”, que estará disponível a partir do dia 30 de abril.

Os dois programas televisivos vão ao ar no mês de maio. O Programa Hora do Enem terá 30 minutos de duração com exibições diárias, às 18h, de segunda a sexta-feira. A grade deve contar com informações gerais sobre o exame, notícias, orientações, duas questões de exames anteriores comentadas por um professor e, por fim, um convidado. Já o Boletim Hora do Enem terá duração de dois minutos e será transmitido ao longo da programação das TV Escola.

“Ao invés de ficar só vendo filme no Netflix, vem estudar no Mecflix”, afirmou Mercadante de forma descontraída. A plataforma vem com esse nome, de acordo com o ministro, para “chamar a atenção mesmo”. Além dos vídeos, o sistema aplicará quatro simulados, em dias específicos, através de uma plataforma digital, certificada pelo MEC, chamada Geek Games.

Os conteúdos completos estarão disponíveis de forma gratuita para todos os interessados, porém, apenas os matriculados no terceiro ano do ensino médio poderão realizar os simulados oficiais. Serão três, sendo que o primeiro acontecerá no dia 30 de abril. Mercadante destacou que a experiência “pode nos permitir, no futuro, fazer o Enem online”.

Após a explicação de Mercadante, a presidenta Dilma destacou a importância do projeto para a população de baixa renda. “Vamos permitir que melhore o desempenho de quem não tem como pagar um curso específico”, disse. “Todos somos diferentes, porém as oportunidades devem ser similares e garantidas para que as pessoas possam ter acesso a conteúdos excepcionais de forma gratuita”, concluiu.

Para o estudante que não possui acesso à internet, ou não tem um computador, o ministro afirmou que universidades federais e entidades parceiras disponibilizarão 120 mil vagas para a realização dos simulados. O programa conta com parceiros do Sistema S, Descomplica, QG do Enem, Fundação Getúlio Vargas e Sistema Pitágoras.

Com informações do MEC