Oportunidade

Sindicalistas fazem novo mutirão de emprego na região central de São Paulo, com até 13 mil vagas

Atendimento vai de terça a sexta, na sede do Sindicato dos Comerciários, perto do metrô Anhangabaú

Reprodução
Reprodução

São Paulo – O Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a UGT realizam nesta semana, a partir de amanhã (1º), a oitava edição do Mutirão Nacional de Emprego. Serão oferecidas até 13 mil vagas, em diversas áreas. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, deve participar da abertura do mutirão, que vai até a próxima sexta (4).

“A presença do ministro e do secretário (Magno Lavigne, secretário de Qualificação e Fomento do MTE) é fundamental para reforçar a presença e a participação do governo federal nesta, que além de ser uma ação que visa diminuir ainda mais a vergonhosa fila do desemprego, que também é a fila do desespero, é uma atividade de inclusão social que busca trazer dignidade para muitos cidadãos e cidadãs que podem estar fora do mercado de trabalho há muitos anos”, afirma o presidente da UGT e do sindicato, Ricardo Patah. A iniciativa tem participação de outras entidades, empresas e do poder público.

Interessados podem cadastrar o currículo no site do Sindicato dos Comerciários, para agilizar o atendimento. O mutirão será feito na sede da entidade, que fica na rua Formosa, 99, ao lado da estação Anhangabaú do Metrô, das 8h às 17h. É preciso levar documentos (RG, CPF, comprovante de residência) e currículo atualizado.

Embora a informalidade ainda seja alta, perto dos 40% da mão de obra, os dados mais recentes sobre emprego mostram resultados melhores. O mercado formal, por exemplo, teve saldo superior a 1 milhão de vagas no primeiro semestre – Marinho acredita que a marca vai superar 2 milhões ao final do ano. E a taxa de desemprego medida pelo IBGE caiu ao menor nível para o segundo trimestre desde 2014.