Produção industrial avança em São Paulo; empresários mostram otimismo moderado

São Paulo – A produção industrial paulista cresceu 0,6% de março de abril, segundo indicador da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp) e do Centro das Indústrias (Ciesp), em boa […]

São Paulo – A produção industrial paulista cresceu 0,6% de março de abril, segundo indicador da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp) e do Centro das Indústrias (Ciesp), em boa parte influenciado pelo segmento do álcool. Com ajuste sazonal, o índice recua 2,2%, o que é considerado normal para o período. Levantamento das entidades com empresários mostra que o setor industrial mantém um otimismo moderado em relação às perspectivas econômicas.

“O INA (Indicador de Nível de Atividade) foi sustentado pelo álcool, já que outros setores que também vinham bem, como metalurgia básica e veículos automotores, dão sinais de desaceleração”, afirmou o diretor-adjunto de Economia da Fiesp e do Ciesp, Walter Sacca.

No ano, até abril, a atividade industrial cresce 4% sobre igual período de 2010, mas abaixo da média de anos anteriores. O nível de capacidade instalada passou de 83% para 82,3%.

O Sensor, levantamento mensal da Fiesp, caiu mais de três pontos e atingiu 51,1, “ainda acima do ponto considerado neutro”, segundo a entidade. Também caíram os itens mercado (54,6%), vendas (50,7), emprego (48,9) e estoque (44,3). Subiu apenas o quesito investimentos (para 57,1 pontos).

Sacca vê indicação de um “otimismo mais tímido” no setor. A Fiesp mantém previsão de crescimento de 3,5% para o INA este ano.