Indústria paulista fecha 4.500 vagas em outubro

Fiesp/Ciesp

São Paulo – A indústria paulista fechou 4.500 postos de trabalho em outubro, segundo pesquisa divulgada hoje pela Fiesp e pelo Ciesp, federação e centro das indústrias do estado. As entidades, que previam criação de 15 mil empregos no ano, agora acreditam que o setor poderá terminar 2013 com resultado negativo.

Havia a convicção de que existia um excedente de pessoal nas empresas motivado por uma questão de custos de demissão, de dificuldades em caso de reposição de funcionários”, comentou o diretor titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini. “Evidente que a paciência vai se esgotando diferentemente de empresa para empresa e esse esgotamento faz com que as empresas demitam. Isso está, sim, acontecendo.”

Apenas o setor de produtos alimentícios fechou 3.009 vagas no mês passado, em um resultado considerado “anômalo” pelo diretor. “É uma empresa de açúcar que demitiu 800 pessoas. Isso está colaborando com esse número negativo expressivo.”

Das 22 atividades pesquisadas, nove tiveram queda, oito registraram alta e cinco ficaram estáveis.

No acumulado do ano, o nível de emprego ainda registra alta, com 36.500 postos de trabalho criados. Em 12 meses, a situação se inverte, com 39.500 vagas a menos.

A Fiesp e o Ciesp preveem crescimento de 2,1% para o PIB industrial em 2013. Para o nível de atividade, a estimativa é de 2,5%.