Indústria paulista cria 10 mil empregos no primeiro mês do ano

Segundo a Fiesp, setores de máquinas e de veículos abriram mais de 4 mil vagas

São Paulo – A indústria paulista abriu 10 mil postos de trabalho em janeiro, segundo informaram hoje (19) a Fiesp e o Ciesp. Um resultado que não dá “nenhum sinal de euforia nem de pânico”, disse o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), Paulo Francino. “Se compararmos com outros janeiros, vemos que está abaixo daquilo que tem sido nos anos anteriores, portanto não dá para afirmar que tenha sido um mês incentivador de uma recuperação que nós esperamos”, afirmou.

Três setores se destacaram na criação de vagas: máquinas e equipamentos (2.080), veículos automotores (2.289) e preparação de couros e fabricação de artefatos de couro (2.322). Na outra ponta, o segmento de derivados do petróleo eliminou 2.629 empregos.

Apenas o setor de açúcar e álcool fechou 1.835 vagas. “Tivemos um ano de 2012 um pouco anormal para o setor, já que a safra se prolongou além do tempo que normalmente ocorre e isso fez com que parte dela terminasse de ser colhida ainda no mês de janeiro”, observou Francini. “Então, houve uma queda em função disso, mas ela é sazonal.”

Em 12 meses, o saldo ainda é negativo: a indústria de transformação de São Paulo cortou 46 mil postos de trabalho. A Fiesp estima crescimento de 2% neste ano, com alta de 3% no PIB.