Concessão

BR-040, do Distrito Federal a Minas, é leiloada com pedágio 61,13% mais barato

Cada uma das 11 praças cobrará R$ 3,22, contra tarifa-teto estipulada pelo governo de R$ 8,30. Grupo terá de realizar obras de duplicação e melhorias na via

Valter Campanato/ABr

Assinatura do contrato de concessão será em 6 de março

São Paulo – O Grupo Investimentos e Participações em Infraestrutura S/A (Invepar) foi o vencedor do leilão da BR-040 para os trechos do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, realizado hoje (27) na BM&FBovespa, na capital paulista. Oito concorrentes participaram do leilão.

A empresa vencedora ofereceu uma proposta de pedágio de R$ 3,22528, que representa uma diminuição no valor de 61,13% em relação ao teto estipulado pelo governo, de R$ 8,29763 por praça de pedágio ou R$ 9,74 para cada 100 quilômetros.

Durante visita a cidades de Minas Gerais afetadas pela chuva, Dilma Rousseff comentou rapidamente, durante conversa com jornalistas, o resultado do leilão: “Foi a estrada que teve mais concorrentes. Foram oito empresas. Ganhou a Invepar com um deságio de mais de 60%. É uma notícia fundamental para Minas e para o Brasil.”

A rodovia deverá ser concedida dentro do Programa de Investimento em Logística (PIL), do governo federal, que já licitou, entre outros trechos, a BR-050, entre Goiás e Minas Gerais, e a BR-163, em Mato Grosso.

De acordo com a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), a assinatura do contrato ocorrerá no dia 6 de março de 2014. O segmento vai de Brasília, do entroncamento com a BR-251, até Juiz de Fora (MG). A previsão é que haja 11 praças de pedágio no trecho e que a vencedora arrecade cerca de R$ 24,7 bilhões em 30 anos.

A BR-040 liga Brasília ao Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte e Juiz de Fora. Pelo menos 7.165 veículos trafegam pelo trecho diariamente, de acordo com a ANTT.

Dos 936,8 quilômetros de rodovia, 557,2 quilômetros terão que ser duplicados pelo grupo em até cinco anos. O pedágio só poderá ser cobrado depois que o grupo concluir 10% das obras de duplicação (55,7 quilômetros).

O governo prevê investir R$ 7,92 bilhões na concessão. Além das obras de duplicação, o concessionário será responsável pela manutenção da rodovia por investimentos em obras de melhoria.

Com informações da Agência Brasil e do portal G1.