Demanda das empresas por crédito bate novo recorde em março

São Paulo – A demanda das empresas por crédito cresceu 17,9% em março e superou o nível recorde atingido no mês anterior. O dado faz parte do relatório do Indicador […]

São Paulo – A demanda das empresas por crédito cresceu 17,9% em março e superou o nível recorde atingido no mês anterior. O dado faz parte do relatório do Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito divulgado hoje (20). Segundo a instituição, na comparação entre março de 2009 e março de 2010, o crescimento da demanda por crédito foi de 24,1%.

O indicador apura mensalmente a quantidade de empresas que buscaram concretizar alguma relação de crédito com instituições financeiras (financiamentos) ou não financeiras (crédito mercantil). O indicador é montado com base na quantidade de consultas por número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) junto à Serasa Experian, que detém o mais extenso banco de dados da América Latina sobre consumidores e empresas.

De acordo com o gerente de indicadores da Serasa, Luiz Rabi, o aumento da procura por crédito deve-se à elevação do nível de investimentos das companhias e à retomada do crescimento da economia nacional. “As empresas querem aumentar o capital de giro para abastecer seus estoques”, disse. Rabi explicou que o indicador não avalia se a demanda das empresas por empréstimos está sendo correspondida. Ele acredita, porém, que os empresários não enfrentam problemas para obtenção de crédito.

Fonte: Agência Brasil