Juros

Copom mantém, pela sexta vez seguida, Selic em 14,25% ao ano

Taxa está nesse patamar desde julho do ano passado e expectativas dos analistas são de que pode começar a cair no segundo semestre, acompanhando a tendência de queda da inflação

arquivo/ebc

São Paulo – Na terceira reunião do ano, e pela sexta vez seguida, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic em 14,25% ao ano. A decisão, que foi unânime, já era esperada pelo mercado.

Os juros estão nesse patamar desde julho do ano passado. Segundo nota do BC, “o Comitê reconhece os avanços na política de combate à inflação, em especial a contenção dos efeitos de segunda ordem dos ajustes de preços relativos”.

Porém, o Copom ressalva que “o nível elevado da inflação em doze meses e as expectativas de inflação distantes dos objetivos do regime de metas não oferecem espaço para flexibilização da política monetária”.

As expectativas dos analistas são de que a taxa pode começar a cair no segundo semestre, acompanhando a tendência de queda da inflação.

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou 2015 em 10,67%, bastante acima do teto da meta, que é 6,5%. A meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é 4,5%.