Região do ABC

Convênios buscam aumentar qualificação de trabalhador e competitividade de empresas

Acordos assinados no Ministério do Desenvolvimento incluem cursos técnicos e consultoria

Reprodução

Rafael Marques: medidas devem qualificar força de trabalho e fortalecer empresas para novos desafios

São Paulo – Com a assinatura de três convênios hoje (11), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, espera por um fortalecimento no setor de autopeças. “Você faz um diagnóstico das empresas, para levar inovação, competitividade, visão de mercado. Isso é fundamental”, afirmou à TVT.

Um dos convênios é entre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Plano Brasil Maior para o setor automobilistico, assinado por Anfavea (associação das montadoras), Sindipeças (sindicato da indústria de autopeças) e pela agência do ABC. Prevê dois tipos de curso, de formação inicial e técnicos. “Medidas como esta vão criar mão de obra qualificada, preparada para os novos desafios, e uma empresa se fortalecendo”, disse Rafael. Serão formados gestores municipais, com representantes das prefeituras, empresários, trabalhadores e universidades, que vão mapear as principais demandas.

Também foram firmados convênios para o chamado arranjo produtivo local (APL) dos setores de ferramentaria e autopeças, e um acordo de cooperação com o Sebrae, para a cadeia automotiva. O APL prevê uma programa para 25 indústrias de pequeno e médio portes, com consultoria para melhorias na gestão. Já o acordo com o Sebrae visa, segundo o ministério, “à inserção de micro, pequenas e médias empresas na cadeia de valor automotiva, a partir da oferta de cursos diversos de qualificação”. Na primeira fase, o projeto inclui nove montadoras em sete estados.

No projeto de encadeamento produtivo da cadeia automobilística, uma das empresas selecionadas foi a Arteb, com unidades em São Bernardo do Campo e Diadema, conforme informou o jornal ABCD Maior. Serão atendidos 25 fornecedores indicados pela Arteb.

Leia também

Últimas notícias