Comércio do Rio aposta em aumento de 12% nas vendas com Copa do Mundo

Rio de Janeiro – O comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro espera vender mais 12% em consequência do entusiasmo dos brasileiros com a Copa do Mundo da África […]

Rio de Janeiro – O comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro espera vender mais 12% em consequência do entusiasmo dos brasileiros com a Copa do Mundo da África do Sul. Pelo menos, é o que revela pesquisa feita pelo Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas (CDL-Rio).

O levantamento ouviu 500 lojistas dos ramos de eletroeletrônicos, artigos esportivos, decoração, roupas, calçados e brinquedos para conhecer a expectativa deles com a Copa do Mundo. Segundo a pesquisa, 92% dos empresários consultados disseram que o Brasil será campeão do mundo.

Os empresários acreditam que os produtos mais vendidos serão aparelhos de TVs LCD, artigos esportivos (camisas da seleção, meias, calções, bermudas, bonés, bolas, buzinas, bandeiras), calçados (especialmente tênis), brinquedos (bonecos flexíveis e miniaturas dos jogadores da seleção), artigos de decoração, jogos eletrônicos (especialmente os de futebol) e mochilas.

Para o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, os lojistas embarcaram no justificável clima de euforia e otimismo que a Copa do Mundo traz e estão estimulando os consumidores com lançamentos, promoções e descontos.

“Mas o nosso principal adversário no campo das vendas é a informalidade, que sempre aumenta muito em épocas como essa. É uma concorrência desleal, que prejudica bastante o comércio formal, que emprega, paga aluguel e impostos”.

Segundo Gonçalves, apostando nas boas vendas – que se mantêm aquecidas há quatro meses – os comerciantes aumentaram os estoques e, como estratégia para atrair os consumidores, investiram em promoção e propaganda, na decoração da loja, descontos, facilidades de pagamento e no lançamento de produtos, entre outras ações.

Fonte: Agência Brasil