BB considera estreia do Banco Postal ‘um sucesso’. Trabalhadores protestam

São Paulo – O primeiro dia de funcionamento do Banco Postal como correspondente do Banco do Brasil (BB) contou com aproximadamente 270 mil transações e um volume financeiro total de […]

São Paulo – O primeiro dia de funcionamento do Banco Postal como correspondente do Banco do Brasil (BB) contou com aproximadamente 270 mil transações e um volume financeiro total de R$ 44,1 milhões. A informação foi divulgada nesta terça-feira(3) pelo BB, em nota, que considerou o início das operações “um sucesso”.

O BB assumiu de vez, no primeiro dia útil de 2012, a parceria com os Correios no Banco Postal para a prestação de serviços financeiros. O posto era ocupado pelo Bradesco desde 2002. O leilão pelo Banco Postal aconteceu em maio de 2011 e foi vencido pelo Banco do Brasil, num lance de R$ 2,3 bilhões. O contrato é de cinco anos e seis meses, prorrogáveis por mais cinco anos. O Banco Postal oferece serviços bancários básicos ao público nas agências dos Correios. 

Direitos

Para o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, há problemas nas relações trabalhistas e na segurança a trabalhadores e clientes do Banco Postal. “Em algumas regiões do país, há liminares da Justiça por não cumprimento de exigências da lei 7.102/83 quanto à segurança. Estados como Alagoas, não podem abrir novas unidades, e em Sergipe as unidades deveriam fazer adaptações”, relata o diretor da entidade Ernesto Izumi. 

“Também há ações judiciais que reivindicam direitos de bancários para os trabalhadores do Banco Postal e também indenização em casos de assalto.”

Para o Seeb-SP, a preocupação maior é com o processo de terceirização da atividade bancária, que ameaça a categoria. “A prestação de serviços por trabalhadores com menos direitos e sujeitos a mais insegurança é inadmissível”, completa Izumi.

Opções

Os aposentados e pensionistas que preferirem podem manter o relacionamento com o Bradesco. Nesse caso, eles podem procurar as agências bancárias e os postos de atendimento do Bradesco ou estabelecimentos comerciais identificados com a marca Bradesco Expresso.

O beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebe pelo Banco Postal e tiver dúvida pode procurar uma agência dos Correios ou do Bradesco ou então ligar para o telefone gratuito 135. Quem ligar por celular pagará o preço de uma ligação local.

Com as cerca de 6 mil unidades do Banco Postal, o BB marca presença em cerca de 95% dos municípios brasileiros.

Com informações da Agência Brasil e do Sindicato dos Bancários de São Paulo

Leia também

Últimas notícias