Aumento de consumo desafia agricultura orgânica brasileira

Os produtores orgânicos enfrentam agora o desafio de administrar a demanda (Foto: Valter Campanato/ABr) Brasília – Os produtores de alimentos orgânicos brasileiros têm um desafio para os próximos anos: conseguir […]

Os produtores orgânicos enfrentam agora o desafio de administrar a demanda (Foto: Valter Campanato/ABr)

Brasília – Os produtores de alimentos orgânicos brasileiros têm um desafio para os próximos anos: conseguir atender à demanda, que é bem maior que a oferta. Segundo o coordenador-geral de Diversificação Econômica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Batista, a produção orgânica nacional vem crescendo mais de 20% ao ano e cerca de 70% dela é exportada para a Europa.

“Existe um mercado de orgânicos e a agricultura não está conseguindo atender. Temos demanda, mas não temos produto”, afirmou ele, durante o Encontro Nacional da Agricultura Familiar Orgânica, que começou nesta quinta-feira (16), em Brasília.

Batista explicou que um dos objetivos do encontro é organizar o setor para atender o aumento da procura por orgânicos nos próximos anos. Entre as propostas de trabalho, que já estão sendo desenvolvidas está a Política Nacional de Orgânicos, com linhas de crédito especiais, e mais assistência técnica.

Uma das metas já traçadas pelo setor é atuar de forma diferenciada na Copa do Mundo de 2014. Segundo Batista, o projeto Talentos do Brasil Rural pretende abrir 125 empreendimentos – 101 do ramo alimentício, nas cidades-sede da Copa, apresentado e comercializando produtos orgânicos brasileiros em locais de maior concentrarão de turistas, como hotéis e estádios.