Atividade industrial paulista cresceu 18% em janeiro

Fiesp lembra que base de comparação é fraca, devido à crise econômica. Mas a tendência é de recuperação, com expectativa de alta de 13% a 14% este ano

São Paulo – A atividade industrial paulista avançou 18% em janeiro na comparação com igual mês de 2009, segundo a Fiesp e o Ciesp. Mas as entidades lembram que, apesar de expressiva, não é surpreendente, por causa do fraco desempenho em  igual perído de 2009, durante a crise. Ainda assim, o diretor da Fiesp Paulo Francini fala em tendência de recuperação. “As bases da demanda estão firmes, com o aumento contínuo da renda, apoiado na alta do emprego e na expansão do crédito. A demanda forte, por sua vez, carrega o emprego, que é um dos pilares do crescimento. É um ciclo virtuoso”, afirmou.

Na comparação com dezembro, a atividade caiu 4,5% em janeiro, mas mostrou leve alta, de 0,4%, no índice com ajuste sazonal. “É um resultado que não traz surpresa à trajetória que estávamos percorrendo, de recuperação”, disse Francini. “Certamente teremos um crescimento de dois dígitos neste ano, mas é preciso lembrar que parte desse efeito se deve à grande perda ocorrida no final de 2008. Ainda temos um ‘colchão’ a recuperar”, acrescentou. A previsão é de alta de 13% a 14% este ano.

O nível de utilização de capacidade instalada atingiu 79,6%, ante 76,7% em janeiro de 2009.