Desenvolvimento

Após negociações com governo federal, BYD inaugura obra e anuncia investimentos na Bahia

Complexo da montadora chinesa de carros elétricos BYD em Camaçari promete impulsionar um novo “Vale do Silício” na região, com a criação de 5 mil empregos

Joá Souza/Governo da Bahia
Joá Souza/Governo da Bahia
Lançamento da pedra fundamental. 'Hoje é um dia muito especial. Chega ao Brasil a BYD, em um bom momento', comemora Alckmin

São Paulo – O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, participou nesta segunda-feira (9) do lançamento da pedra fundamental da montadora chinesa BYD, que iniciou obras em Camaçari, na Bahia. A fabricante de carros elétricos ocupará o espaço da Ford, que deixou o Brasil em 2021 e uma legião de desempregados na região. O evento contou ainda com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

“Hoje é um dia muito especial. Chega ao Brasil a BYD, em um bom momento. Desemprego está no menor nível da década, 7,8%. A inflação, uma das menores do mundo, 4%. O Brasil é o segundo receptor de investimentos estrangeiros diretos no mundo. O presidente Lula segue absolutamente fiel ao seu programa de governo. Desenvolvimento inclusivo, desenvolvimento com estabilidade. Desenvolvimento com sustentabilidade”, disse o vice-presidente e ministro.

Alckmin prosseguiu apresentando dados do governo, que se coadunam com a inauguração das obras do novo polo industrial para o desenvolvimento econômico. “Reforma fiscal já aprovada. Reforma tributária no Senado em boas mãos. Ela vai desonerar completamente o investimento, vai desonerar a exportação. Ela acaba com a cumulatividade. Traz eficiência econômica, aumento do PIB e geração de mais empregos”, acrescentou.

Articulação e desenvolvimento

O vice-presidente lembrou da articulação do presidente Lula para trazer investimentos e empregos para o país. Ele esteve na China com o governador Jerônimo e com Rui Costa. Lá, estiveram com a direção da BYD, buscando a chamada neoindustrialização, com base em inovação e sustentabilidade. “A BYD é líder mundial em carros elétricos, na vanguarda da tecnologia, vai trazer os principais centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, destacou Alckmin.

Sobre incentivos discais, além dos previstos pelas reformas citadas, Alckmin evitou detalhar, mas disse haver “sinal verde” de senadores para aplicação de instrumentos. “Com relação aos incentivos fiscais, o governo Lula é do diálogo e entendimento, é assim que tem avançado (…). E nós ouvimos hoje dos senadores da Bahia que há um entendimento no Senado com o relator para manter por mais um período os benefícios a que você se referiu”, disse.

Já Jerônimo, por sua vez, anunciou que a Assembleia Legislativa da Bahia recebeu uma proposta do governo estadual para isentar totalmente o IPVA de carros elétricos até R$ 300 mil. “Assinei projeto para manter o que pactuamos com a BYD. Isenção do IPVA para os carros elétricos (…). Peço a toda a bancada, todos deputados, que apreciem o pedido para estimularmos tanto a BYD como os consumidores com a isenção de todos os automóveis elétricos deste valor”, disse.

Investimento no complexo industrial de Camaçari

O investimento da BYD, inicialmente, será de R$ 3 bilhões para a instalação de três fábricas. Ao menos 5 mil empregos diretos e indiretos devem ser criados. A produção deve iniciar entre o final de 2024 e início de 2025. Além disso, a BYD está comprometida em estabelecer um centro de pesquisas e inovações na região. O objetivo, de acordo com a empresa, é estimular um “Vale do Silício” na Bahia.

“Essas instalações aqui em Camaçari serão fundamentais para impulsionar essa visão no Brasil. Vamos trabalhar incansavelmente para trazer inovação e tecnologia de ponta, e estamos ansiosos para colaborar com a comunidade local e criar oportunidades para todos”, disse Stella Li, CEO da BYD.