Mercado fez ‘manipulação inadmissível’ de fala sobre inflação, diz Dilma

São Paulo – O Blog do Planalto divulgou hoje (27) à tarde declaração da presidenta Dilma Rousseff (PT) contestando os agentes do mercado financeiro que interpretaram uma fala sua, horas […]

São Paulo – O Blog do Planalto divulgou hoje (27) à tarde declaração da presidenta Dilma Rousseff (PT) contestando os agentes do mercado financeiro que interpretaram uma fala sua, horas antes, como sinal de que o governo não estaria preocupado com o combate à inflação.

Durante a Cúpula dos BRICS, em Durban, África do Sul, a presidenta afirmou: “Eu não concordo com políticas de combate à inflação que olhem a questão da redução do crescimento econômico. Até porque, nós temos uma contraprova dada pela realidade. Nós vemos um baixo crescimento no ano passado, e houve um aumento da inflação, porque teve um choque de oferta devido à crise. Um dos fatores era externo”.

Ao saber da interpretação do mercado, Dilma fez pulicar no blog um esclarecimento, acusando os que fizeram a leitora incorreta de manipularem sua declaração. “Foi uma manipulação inadmissível de minha fala. O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo”, afirmou.

Ainda de acordo com o blog, Dilma solicitou ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que também desse esclarecimentos sobre o assunto.

Ele de fato procurou os jornais para reforçar o desmentido da presidenta. “Dilma pediu que o mal entendido fosse desfeito e que não há tolerância em relação à inflação”.

“De inflação fala a equipe econômica. Em relação à política de juros, fala o Banco Central”, destacou Tombini.

Leia também

Últimas notícias