SBT e patrimônio de Sílvio Santos foram oferecidos como garantia de socorro ao Panamericano

Empresário declarou patrimônio como garantia ao Banco Panamericano (Foto: Roberto Nemanis/SBT) São Paulo – Todo o patrimônio do empresário Silvio Santos, bem como o das empresas de seu grupo, foram […]

Empresário declarou patrimônio como garantia ao Banco Panamericano (Foto: Roberto Nemanis/SBT)

São Paulo – Todo o patrimônio do empresário Silvio Santos, bem como o das empresas de seu grupo, foram colocados como garantia do empréstimo de R$ 2,5 bilhões concedido ao Banco Panamericano pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). A medida foi anunciada na terça-feira (9), e os detalhes explicados nesta quarta-feira (10). O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que detém concessões de TV e afiliadas em quase todo o território nacional, também foi incluído.

A empresa de cosméticos Jequiti, a Liderança Capitalização, as lojas do Baú da Felicidade e o próprio Banco Panamericano também estão entre as garantias, que somam R$ 2,7 bilhões. A necessidade de socorro foi constatado pelo Banco Central. Fraudes contábeis no balanço tornaram necessárias a ação.

A Caixa Econômica Federal detém 49% das ações do Banco Panamericano desde 2009. A justificativa para a injeção de recursos do FGC é evitar a liquidação da instituição financeira. O FGC é uma entidade privada sem fins lucrativos constituído em 1995 pelos bancos brasileiros. Os recursos depositados pelas próprias instituições financeiras, são empregados para evitar quebras de bancos, em operações de socorro que demandam concordância do Banco Central.

A composição de acionistas do banco permanece a mesma. A diferença deve ser na formação da diretoria, com mais presença da Caixa e profissionais pressionados a oferecer mais transparência na gestão.

Atendimento normal

As operações de crédito e investimentos continuam normalmente, segundo nota oficial do banco. O atendimento ao público também deve ser mantido. Com forte ação na área de crédito, o Panamericano promete manter as políticas para empréstimos.

 Com informações da Reuters

Leia também

Últimas notícias