Volume de créditos bate recorde com taxa mais baixa desde 1994

Volume de operações de crédito do sistema financeiro soma em março R$ 1,452 trilhão. Pessoas físicas tiveram taxa de 41% ao ano

No caso das empresas, houve alta de 0,4 ponto percentual e passou para 26,3% ao ano, diz BC (Foto: Sanja Gjenero/Sxc.hu)

Brasília – Em março, as taxas de juros cobradas nos empréstimos para para as famílias caíram e para as empresas subiram, segundo dados do Banco Central (BC) divulgados nesta quinta-feira (29).

A taxa para as pessoas físicas passou de 41,9% ao ano em fevereiro para 41% ao ano, no mês passado, o menor patamar da série histórica do BC, iniciada em 1994.

“A retração esteve condicionada, principalmente, ao maior volume de contratações em modalidades de custo mais baixo, a exemplo do crédito pessoal e do financiamento para aquisição de veículos”, revela o relatório do BC. No caso das empresas, houve alta de 0,4 ponto percentual e passou para 26,3% ao ano.

“O resultado do mês refletiu o aumento dos custos de captação associado às expectativas relacionadas ao comportamento futuro das taxas de juros”, informa o documento sobre o aumento dos juros para as empresas.

A taxa média cobrada no crédito pessoal, incluídas operações consignadas em folha de pagamento, teve redução de 1,1 ponto percentual e passou para 42,7% ao ano. No caso dos juros cobrados para a compra de veículos, a redução foi de 0,6 ponto percentual, levando a taxa para 23,5% ao ano.

Na contramão, ficou a taxa do cheque especial que apresentou alta de 0,8 ponto percentual na comparação com fevereiro e ficou em 160,3% ao ano, no mês passado.

Os dados do BC também mostram que houve ligeira redução na inadimplência. A taxa geral caiu 0,1 ponto percentual para 5,2%.

Para as pessoas físicas, a redução foi de 0,3 ponto percentual e a taxa fechou em 7%, enquanto no caso das empresas a taxa passou de 3,7%, em fevereiro, para 3,6%, em março. O BC considera como inadimplência os atrasos superiores a 90 dias.

Recorde de crédito

O volume total das operações de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 1,452 trilhão em março, com elevação de 1,1% em relação ao de fevereiro. Esse estoque corresponde a 45% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Esse é o mesmo patamar registrado em fevereiro deste ano. Em março de 2009, o percentual foi de 41%.

De acordo com relatório do BC, “o ritmo de crescimento das operações de crédito do sistema financeiro registrou aceleração em março, distribuída de forma equilibrada” entre as carteiras com recursos livres (taxas de juros livremente pactuadas entre mutuários e instituições financeiras) e direcionados (operações realizadas com taxas ou recursos preestabelecidos em normas governamentais, destinadas ao setores rural, habitacional e de infraestrutura).

“Os empréstimos com recursos livres seguiram impulsionados pelo maior dinamismo do consumo das famílias, refletido na evolução favorável do crédito pessoal e, particularmente, dos financiamentos para a aquisição de veículos”, destaca o relatório.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias