blogueiros progressistas

Silvio Tendler lança ‘Ato de Resistência’, sobre a luta na batalha da informação

No filme, Sílvio Tendler faz um contraponto à desinformação e à manipulação da informação e conta a história dos blogueiros progressistas

Reprodução
Reprodução
O cineasta Sílvio Tendler faz um contraponto à desinformação e à manipulação da informação

São Paulo – O cineasta Silvio Tendler lança nesta sexta-feira (27) o filme Ato de Resistência, sobre a luta dos blogueiros na batalha da informação. Após a primeira exibição, o cineasta debaterá a questão com o jornalista Altamiro Borges, fundador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, o editor da Revista Fórum, Renato Rovai, e a jornalista Hildegard Angel, entre outros.

A questão debatida por Tendler é de grande importância em tempos de intenso bombardeio midiático. No filme, o cineasta faz um contraponto à desinformação e à manipulação da informação. E mostra a história do “Blogprog” – o movimento dos blogueiros progressistas – que surgiu em agosto de 2010. 

Perseguidos, esses comunicadores e ativistas digitais do “Blogprog” denunciaram os movimentos midiáticos que visavam a desestabilização política. E que resultaram no impeachment de Dilma Rousseff (PT), na prisão do agora presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e na eleição do agora inelegível Jair Bolsonaro (PL). A atuação dos blogueiros progressistas ajudou também a estimular o senso crítico e o pensamento contra-hegemônico.

Produzido pela Caliban Cinema e Conteúdo, a nova obra de Tendler detalha essa batalha no campo das ideias a partir de entrevistas com vários dos protagonistas do movimento “Blogprog”.

Leia também:

Redação: Cida de Oliveira, com Barão de Itararé


Leia também


Últimas notícias