‘O Céu Sobre os Ombros’ é o vencedor do Festival de Cinema de Brasília

Filme de Sérgio Borges venceu cinco premiações (Foto: Divulgação) Brasília – O filme O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges, foi o grande vencedor do 43º Festival de Brasília […]

Filme de Sérgio Borges venceu cinco premiações (Foto: Divulgação)

Brasília – O filme O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges, foi o grande vencedor do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com cinco premiações: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro e melhor montagem, além do prêmio especial do júri.

Encerrado na terça-feira (30) à noite, o festival teve a presença de cerca de 30 mil pessoas durante os sete dias de apresentações e debates no Cine Brasília. De acordo com o curador Fernando Adolfo, o público aproximado, contando com as reprises que serão exibidas, a abertura e o público do projeto Cinema Voador, que faz parte do festival, pode chegar a 60 mil pessoas.

“O festival foi uma unanimidade de público”, afirma Adolfo, acrescentando que um dos pontos fortes é que grandes diretores começaram a carreira no festival. “Foi um mérito para nós lançar 108 filmes inéditos, Brasília tem o privilégio de assistir a esses filmes antes do restante do país”, afirma.

Quanto ao vazamento do resultado na imprensa antes do anúncio oficial, Fernando Adolfo explicou que a divulgação dos nomes dos ganhadores ocorreu porque todo ano a organização transmite esses dados aos veículos impressos para que consigam publicar no dia seguinte. “Acontece que este ano um dos veículos quebrou o acordo e divulgou a informação antes da hora. Houve protesto, mas nada que tirasse o brilho da premiação”, afirmou.