Realidade

Grupo apresenta peça que retrata trabalho de entregas por aplicativos

Pandora se apresenta gratuitamente neste sábado e em várias datas de abril pela cidade de São Paulo

Mandy Barboza/Divulgação
Mandy Barboza/Divulgação

São Paulo – Símbolo da “modernização” do trabalho, os entregadores por aplicativos são tema de uma peça voltada ao público infantil e apresentada pelo Grupo Pandora de Teatro. Com 20 anos de estrada e palco, o grupo fará até o final de abril apresentações do espetáculo Nina e a cidade que perdeu o vento, em várias regiões de São Paulo (veja abaixo).

Assim, o espetáculo busca explorar os impactos da pandemia de covid-19 nas periferias. E levar ao universo infantil “importantes reflexões sobre o cultivo de convívios e das alegrias possíveis, mesmo durante momentos densos como esse”. O grupo diz apostar “na poesia e na ludicidade”.

Como lembra o coletivo, é uma “jornada fantástica” pelo Brasil contemporâneo, com a preocupação de retratar com sensibilidade a realidade dos trabalhadores de aplicativos. Nina é a personagem que precisa levar uma importante encomenda a um lugar distante.

Programação

As primeiras apresentações ocorreram na última terça-feira (26), no CEU Heliópolis, zona sul da capital. No próximo sábado (30), às 14h, o grupo estará no Parque Raul Seixas, no Conjunto Residencial José Bonifácio (Cohab 2, R. Murmúrios da Tarde, 211), em Itaquera, na zona leste. A duração é de 60 minutos, com classificação indicativa livre.

Todas as ações integram o projeto Pandora 20 Anos – Firmeza Permanente, contemplado na 41° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. Dessa forma, o grupo celebra 20 aos de pesquisa no bairro de Perus, zona noroeste da capital. Por meio da investigação sobre a história do bairro e do país, o coletivo explora “suas injustiças sociais e suas problemáticas, através de uma invenção poética que exalta a força da teatralidade”.

Confira as apresentações do mês de abril

  • Dia 2, terça, às 15h

No Centro Cultural Arte em Construção, na Cidade Tiradentes (Av. dos Metalúrgicos, 2.100, zona leste)

  • Dias 6 e 13, sábados, às 16h

No Parque Anhanguera, em Perus (Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1.000 – Antiga Estrada de Perus)

  • Dia 9, terça,  às 10h30 e às 15h

Na Etec de Esportes, no Parque Novo Mundo (Rua Paulo Lorenzani, s/n), na zona norte

  • Dia 16, terça, às 10h

Em frente à estação Perus da CPTM (Praça Inácia Dias)

  • Dia 23, terça, às 10h e às 14h

Na Emei Alice Feitosa (Rua Tarcon, 253, Jardim Adelfiore, Perus)

  • Dia 28, domingo, às 16h

Na Ocupação Artística Canhoba (rua Canhoba, 299), Vila Fanton, Perus