Sons

Com ‘Terra Batida’, pesquisadores viajam por São Paulo misturando ritmos musicais brasileiros

Primeira apresentação será nesta quinta (22), em São Sebastião. Projeto inclui outras cinco cidades no primeiro semestre

Fotos Malu Freire
Fotos Malu Freire

São Paulo – “Terra Batida” é o nome do projeto que estreia nesta quinta-feira (22) e que percorrerá seis cidades paulistas, no primeiro semestre, mostrando diversos ritmos musicais. A primeira apresentação será na Casa Brasileira, às 20h, no centro de São Sebastião, no litoral norte. A entrada é gratuita.

O projeto reúne o cantor, compositor, multi-instrumentista e pesquisador João Oliveira (voz, violões e percussão), o percussionista Jota Erre (percussão e voz) e o baterista, compositor e sapateador Kabé Pinheiro (percussão e voz). Eles vão mostrar a diversidade dos ritmos musicais brasileiros – como samba, forró, maracatu, congada, jongo –, além de misturar canções autorais e com releituras.

Assim, o trio pretende “apresentar composições que transitam desde as profundas raízes da música popular brasileira até a mais livre improvisação”, contando com a participação do público. “Partindo dessa essência universal que é o som percussivo, os músicos capturam o legado desses instrumentos típicos da alma brasileira e convidam os espectadores para um mergulho ainda mais além de regionalismos, pelo universo da criação, onde as fronteiras são universais.”

Além de São Sebastião, o show passará por cinco cidades do estado. A duração é de 70 minutos. O projeto foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado.