Das ruas para a galeria

Com 17 anos, grafiteira Luna Buschi ganha primeira exposição individual

'Vagalumes', em cartaz na Verve Galeria até 8 de dezembro, é apresentada pela dupla OsGemeos

Divulgação

Os meninos de Luna podem ser vistos tanto nos muros de São Paulo quando na Galeria Verve, até 8 de dezembro

São Paulo – Um espaço que até pouco tempo era predominantemente masculino, os muros das cidades ganham cada vez mais grafites e mulheres. É o caso de Luna Buschinelli que, com apenas 17 anos, já conquistou tanto reconhecimento pela sua arte que seus desenhos ganham pela primeira vez uma exposição individual. Em cartaz até 8 de dezembro na Galeria Verve, Vagalumes apresenta o universo colorido de Luna em que os personagens principais são seus garotinhos, que também colorem os muros de São Paulo.

A jovem artista é considerada como uma das mais promissoras grafiteiras brasileiras e não é à toa que sua primeira mostra será apresentada pela dupla internacionalmente consagrada OsGemeos. Com apenas 15 anos, Luna experimentou a técnica de spray e passou a grafitar na rua. Hoje, a maior parte de seus trabalhos é feita no papel e nos muros da capital paulista. Para ela, o desenho é desde sempre sua ferramenta de expressão e sua forma de questionar a sociedade. “Não sei até onde essa estrada vai me levar, só sei que é a estrada certa”, afirma Luna na apresentação da exposição.

Por meio de seus personagens coloridos, ela descobriu sua maneira de dialogar com o mundo. “Meus desenhos, tanto nas técnicas em caneta prisma color quanto em spray, são frutos do meu inconsciente, então é muito difícil descrevê-los, já que nem eu mesma consigo entendê-los totalmente. Desenhar é algo tão natural e orgânico para mim, que não tenho um processo, uma pré-definição ou planejamento, o trabalho simplesmente flui. Só quando termino é que tento descobrir o significado.”

No ano passado, a artista fez intervenções em diversos bairros de São Paulo, como Pinheiros, Cambuci e no centro, participou da revitalização da Praça da Nascente, na Pompeia, e fez diversos grafites em restaurantes. Em julho deste ano, ela participou da campanha Passaporte Verde, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), com o objetivo de inspirar, por meio da arte, mudanças de comportamento no que diz respeito a opções conscientes de consumo. Seu mural traz um menino que abraça carinhosamente a cidade, acompanhado da mensagem “Seja o guardião da sua própria cidade, seu próprio mundo. Sua contribuição pode ser maior do que você pensa!”.

A exposição Vagalumes, de Luna Buschi,pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 20h, com entrada grátis.

Vagalumes, de Luna Buschi
Quando:
até 8 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 20h
Onde: Verve Galeria
Rua Lisboa, 285, Jardim América, São Paulo (SP)
Quanto: grátis