São Paulo e Belo Horizonte têm maior reajuste de IPTU em 2010

Aumento do tributo nas capitais paulista e mineira pode superar 100% em alguns casos. No Rio, Porto Alegre, Recife e Curitiba reajuste é igual à inflação

SP e BH são recordistas no aumento de IPTU em 2010 (Fotos: (SP) Rafael Rigues e (BH) Auro Queiroz/Sxc.hu)

São Paulo e Belo Horizonte são as campeãs em aumento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) entre as capitais brasileiras. Os paulistanos vão começar 2010 com o IPTU até 300% maior. Quem mora na capital mineira pode pagar até 150% a mais no próximo ano. Em outras capitais, o reajuste seá baseado no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A diferença se relaciona à atualização do valor do metro quadrado de cada região.

Em São Paulo, projeto de lei de autoria do prefeito Gilberto Kassab (DEM), promove a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV), que serve de base para o cálculo do IPTU. O aumento de até 30% no valor venal de imóveis residenciais e 45% dos comerciais pode acarretar aumento de até 300%, caso se altere a faixa de tributação do IPTU. Como a cobrança é feita de maneira progressiva, quanto mais valorizada a região, maior é a alíquota aplicada. A medida terá impacto de 2010 a 2012.

Estudo da Liderança do PT na Câmara Municipal de São Paulo aponta que no Itaim Paulista, Zona Leste da capital, o metro quadrado teve aumento de 171,99%. No bairro de Santana, Zona Norte, a revisão da PGV elevou o valor do metro quadrado em 158,34%.

Em Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) apresentou projeto similar ao de Kassab e reajustou a base de cálculo do IPTU. Imóveis da região centro-sul de Belo Horizonte serão os principais atingidos pela medida. O reajuste médio na área deve ser de 24%, mas pode chegar a 150%.

Já em Salvador (BA), o reajuste médio será de 10% acima da inflação no caso de imóveis residenciais e de 20% para os comerciais. De acordo com o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), o aumento foi necessário para ajustar o valor de mercado dos imóveis.

Reajuste menor

IPTU em Curitiba tem reajuste menor

 

Outras capitais como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Curitiba, consultadas pela reportagem da Rede Brasil Atual, adotam o IPCA para reajustar o IPTU.

Os moradores dessas capitais terão o IPTU 4,22% maior em 2010.