Feriado prolongado

PRF faz Operação Nossa Senhora Aparecida a partir de zero hora desta quinta em todo o país

Segundo pesquisa da UFMG, as principais causas de acidentes nas estradas são falta de atenção ao volante, velocidade incompatível e desobediência às normas de trânsito

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Rodovia Presidente Dutra é a principal estrada para chegar a Aparecida, no Vale do Paraíba

São Paulo – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) faz a partir de zero hora desta quinta-feira (11) a Operação Nossa Senhora Aparecida 2023, que se estenderá por todo o feriado prolongado e se encerrará às 23 horas e 59 minutos de domingo (15). Em São Paulo – estado onde há grande número de devotos da padroeira – os agentes acompanharão parte dos fiéis nos deslocamentos a pé ou em veículos, diz a corporação em seu site.

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgada em maio, aponta que as principais causas de acidentes nas rodovias federais são falta de atenção ao volante, velocidade incompatível e desobediência às normas de trânsito.

A maioria das ocorrências (57%) se deu durante o dia. O período com maior número de acidentes foi das 17h às 19h, principalmente às 18h30, no horário de pico do final do dia, de acordo com o estudo, conduzido com o uso de algoritmos. A maioria dos veículos envolvidos nos acidentes (23,5%) tinha entre nove e 13 anos de fabricação. 

As condutas que mais matam

A PRF, por sua vez, elenca as seguintes condutas relacionadas diretamente aos altos índices de letalidade nas estradas: ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, condutores ou passageiros sem cinto de segurança, embriaguez ao volante, cansaço e, frequentemente, uso de telefone celular pelo motorista.

Em caso de emergência, a orientação da PRF é ligar para o número 191

Confira as principais orientações da corporação para maior segurança em viagens nas estradas do pais neste feriado:

  • revisão preventiva no veículo, incluindo calibragem dos pneus, checagem de faróis e lanternas, de equipamentos obrigatórios, nível do óleo e do radiador; 
  • respeito aos limites de velocidade e às sinalizações;
  • não ingerir bebidas alcóolicas;
  • manter distância de segurança dos demais veículos; 
  • ultrapassar outros veículos apenas em plenas condições de segurança; 
  • não usar o celular enquanto dirige; 
  • uso obrigatório do cinto de segurança; 
  • usar cadeirinhas e assentos de elevação para crianças; 
  • a cada três ou quatro horas de percurso, parar para descanso ou revezamento na direção; 
  • atenção à presença de pedestres, como os romeiros que se deslocam a Aparecida neste feriado.