Kassab diz que liberação de caminhões estava planejada há sete anos

Prefeito de São Paulo negou que revisão da medida tenha resultado de pressão

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), voltou atrás de uma medida adotada em 2008 e liberou hoje (17) a circulação dos Veículos Utilitários de Carga (VUCs) na Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZRMC), conhecida como centro expandido da capital, de 10h a 16h. Ele afirmou nesta manhã que a reconsideração não foi fruto da pressão por parte das empresas que utilizam esses caminhões em seu expediente.

“Isso foi estabelecido há sete anos, quando definimos que iria ter um momento para a liberação para a circulação dos VUCs aqui em São Paulo. Faz parte de um processo que visa melhorar o trânsito na cidade e organizar o abastecimento”, afirmou o prefeito.

De acordo com Kassab, os VUCs passam a circular respeitando o rodízio em São Paulo, assim como qualquer veículo. Quando a medida foi implementada, há 4 anos, empresários tiveram de investir na adaptação de seus negócios a veículos menores. 

Kassab garantiu que os limites máximos de tamanho dos VUCs, hoje em 6,3 metros de comprimento, não serão alterados, nem sob pressão. A garantia do prefeito veio seguida de uma crítica a cidades vizinhas.

“Quero afirmar que infelizmente algumas cidades vizinhas estão permitindo (a circulação) de alguns veículos um pouco maiores. Não existe a menor hipótese de alterarmos, aqui em São Paulo, o tamanho dos VUCs. Quero deixar isso claro porque senão você não constrói uma relação de segurança com a sociedade”, explicou Kassab. Ele não soube citar qual município adotou tal medida.

Todos os veículos que se enquadram nas especificações e pretendem circular no centro expandido de São Paulo devem realizar um cadastro na prefeitura. Caso algum VUC seja flagrado transitando pelas ruas sem o cadastro, uma infração leve será aplicada, resultando em uma multa de R$ 85,12 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).