Construção de alça de acesso ao Itaquerão exigirá 40 desapropriações

Imóveis devem estar desocupados até abril. Obra no acesso entre avenidas Jacu Pêssego e Radial Leste, na zona leste, será concluída até março de 2014

Obra faz parte das intervenções de mobilidade urbana para a Copa 2014 (Foto: Portal da Copa/CC)

São Paulo – Os secretários municipal e estadual de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto e Saulo de Castro, e o presidente da Empresa de Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), Laurence Casagrande, anunciaram após reunião na tarde de hoje (15) que as obras de construção da alça de acesso entre as avenidas Jacu Pêssego e Radial Leste, na região de Itaquera, na zona leste, vão provocar a remoção de 40 imóveis. A obra é parte das intervenções de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, cuja abertura será no estádio Itaquerão, na mesma região.

Segundo Casagrande, as desapropriações são de responsabilidade da gestão municipal e devem começar brevemente. “As desapropriações precisam estar concluídas até o final do mês de abril deste ano, para que a gente tenha tempo de concluir as obras até março de 2014. Serão 40 desapropriações, e as famílias serão indenizadas pela prefeitura, com parte dos R$ 132 milhões de contrapartida do município nas obras”, explica Casagrande. Não há valor determinado para as indenizações. O total orçado para as intervenções na região, pelo governo estadual, é de R$ 350 milhões.

Tatto acredita que não haverá problemas em relação às desapropriações. “Acho que não haverá dificuldades, até porque, geralmente, são moradias precárias, e o proprietário, às vezes, é beneficiado além do valor da obra. Além disso, já há uma expertise por parte da prefeitura relacionada a isso e a quantidade de casas a serem desapropriadas é muito pequena”, disse. O secretário não soube informar se as famílias já foram notificadas, mas garantiu que a prefeitura cumprirá os prazos acordados com o governo estadual.