Clima

Chuva deixa 16 mortos no Espírito Santo e 7 no Rio de Janeiro

O governador do estado, Renato Casagrande (PSB), decretou estado de emergência, enquanto no Rio a região serrana foi a mais afetada

Fernando Frazão/Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil
Pedestres se protegem da chuva no Centro do Rio, nesta sexta-feira (22)

São Paulo – A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) do Espírito Santo confirmou mais uma morte em decorrência das chuvas no estado. Agora são 16 as vítimas, sendo 14 em Mimoso do Sul e duas em Apiacá. O governador do estado, Renato Casagrande (PSB), decretou estado de emergência.

A estimativa, segundo novo boletim extraordinário da Defesa Civil do estado, divulgado às 11h deste domingo (24), é que 5.481 pessoas estejam desalojadas, além de 255 desabrigados por causa das chuvas.

Segundo o governo estadual, as equipes da Defesa Civil continuam trabalhando, e o nível da água está baixando, permitindo a chegada de ajuda a lugares antes inacessíveis. Em várias cidades,houve deslizamentos, alagamentos e enxurradas.

Leia também: Depois do calor intenso, os temporais: pelo menos sete pessoas morrem no Rio

Vídeos feitos por moradores das regiões atingidas e obtidos pela TVE Espírito Santo mostram ruas cobertas de água, correntezas arrastando até 20 carros de passeio, gado isolado em alagamentos, pessoas sendo resgatadas em botes e moradores no telhado de casas esperando socorro. Nas imagens, é possível ver a água se aproximando de telhados, ou seja, atingindo cerca de três metros de altura.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, pelo menos sete pessoas morreram desde a sexta-feira (22). Em Petrópolis, o desabamento de uma casa causou a morte de quatro pessoas: uma idosa, um homem de 25 anos, uma mulher de 24 e um menino de 9. Ontem pela manhã, uma criança de 4 anos foi resgatada com vida sob os escombros, após 16 horas. Foi encontrada graças a um cão farejador do Corpo de Bombeiros.

Em Teresópolis, na mesma região, uma criança de 7 anos morreu após desabamento. Em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense, um motorista se afogou depois que seu caminhão caiu em um rio.

*Com Agência Brasil