memória

São Paulo terá primeiro monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares

A obra será inaugurada em novembro e ficará na Praça Antônio Prado, região central da cidade. O monumento foi projetado pelo artista Jofe dos Santos, que venceu concurso da prefeitura

reprodução

Foi selecionada obra do artista Jofe dos Santos, militante dos direitos da população negra

São Paulo – A cidade de São Paulo terá seu primeiro monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, ícone da resistência à escravidão, que será inaugurado em novembro, mês da Consciência Negra. Toda feita em bronze, a estatua será instalada na Praça Antônio Prado, onde se localiza a antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos, na região central da capital paulista.

De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, o local é simbólico para a comunidade negra, pois além de abrigar uma das primeiras irmandades católicas a aceitar a participação de negros nos cultos religiosos, também é o local onde ocorriam sepultamentos de negros escravizados.

O edital para selecionar o melhor projeto para a escultura foi lançado em maio, pela Secretaria. Entre as propostas, feitas por artistas negros, foi selecionada a do artista José Maria dos Santos, o Jofe, de 60 anos, que é militante dos direitos da população negra. Ele conta que procurou criar a obra de forma que o público pudesse identificar facilmente e que fosse atemporal. Ele utilizou símbolos de força e reuniu aspectos clássicos e modernos.

O projeto vencedor receberá um prêmio de R$ 20 mil, além de mais R$ 100 mil para a instalação do monumento.