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Santo André oferece curso sobre gênero na escola para professores

Temas diversidade, relações de gênero, sexualidade e orientação sexual, além de relações étnicos raciais, estarão em pauta no curso

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‘Escola é um espaço privilegiado de transformação social e de enfrentamento à violência de gênero’

ABCD Maior – Estão abertas as inscrições para o curso “Gênero e Diversidade na Escola – IV Edição do Quem Ama Abraça” dirigido a professores em uma parceria da Secretaria de Política para Mulheres e de Educação de Santo André com a Universidade Federal do ABC (UFABC). As inscrições podem ser feitas pela internet e seguem até 15 de agosto.

O curso, financiado pelo Ministério da Educação, segue até dezembro em formato de educação a distância, com quatro encontros presenciais.

A iniciativa une as ações da campanha Quem Ama Abraça de Santo André, que já beneficiou em torno de 200 professoras e profissionais da Educação em três edições do curso e cerca de 1.400 funcionários da área (merendeiras, quadro administrativo e estagiários), com a formação de professores, que a UFABC vem desenvolvendo, desde 2015, com o curso Gênero e Diversidade na Escola, financiado pelo MEC.

Os temas diversidade, relações de gênero, sexualidade e orientação sexual, além de relações étnicos raciais, estarão em pauta no curso. Segundo a secretária de Política para Mulheres, Silmara Conchão, a escola é um espaço privilegiado de transformação social e de enfrentamento à violência de gênero, racial e “lgbtfóbica”, e os professores, bem como a comunidade escolar possuem um papel muito importante nessas mudanças, perpetuando o respeito às diferenças.

“O objetivo principal do curso é sensibilizar as pessoas para o conhecimento atualizado acerca dessas temáticas e suas ligações com o combate aos preconceitos e à garantia de direitos básicos de crianças, adolescentes e jovens, sobretudo no que diz respeito ao direito à educação de qualidade”, acrescentou a professora Andrea Paula dos Santos, coordenadora do curso.

Andrea diz que, além dos professores, qualquer pessoa ou profissional é beneficiado com esses conhecimentos científicos atualizados sobre estas questões, pois pode desenvolver projetos em seus locais de atuação e em parceria com as escolas e as comunidades, contribuindo para uma ampla ação de garantia de direitos e de acesso e permanência nas instituições educacionais.