Rede Globo é obrigada a esclarecer como se contrai o vírus HIV

Após participante de reality show declarar que 'hétero não pega Aids', Justiça determina que emissora veicule esclarecimento

São Paulo – Nesta segunda-feira (29) a Justiça concedeu liminar obrigando a Rede Globo a exibir durante o  “Big Brother Brasil 10”, que termina na terça-feira (30), um esclarecimento à população sobre as formas de contração do vírus HIV definidas pelo Ministério da Saúde. 

A medida é uma resposta a ação cautelar movida pelo Ministério Público Federal após a emissora exibir declarações de Marcelo Dourado, um dos participantes do reality show, dizendo que heterossexuais não pegam Aids.

Em sua decisão, o juiz Paulo Cezar Neves Junior, da 3ª Vara Civil Federal de São Paulo, destacou o grande impacto da informação equivocada, tendo em vista a elevada audiência do programa. “Há que se considerar, ainda, a condição de verdadeiras celebridades a que são alçados os participantes dos chamados reality shows sendo, por isso, de grande peso suas declarações sobre boa parte da sociedade”, completou o juiz.

Leia a íntegra da decisão aqui.

A ação cautelar

Depois de apresentar as imagens, no dia 9 de fevereiro, o apresentador Pedro Bial avisou que as afirmações dos participantes do programa não eram responsabilidade da emissora e que mais informações sobre HIV e aids poderiam ser encontradas no site do Ministério da Saúde.

Para o procurador autor da ação, Jefferson Aparecido Dias, o alerta não é suficiente. “Como se tratava de um programa gravado, a Globo tinha a opção de ter editado e não colocado no ar. Ela optou por fazer a exposição da informação equivocada e depois falou para pesquisar na internet. A emissora precisa fazer uma contrapropaganda e deixar claro como se faz a transmissão”, explica.

A emissora deverá exibir um esclarecimento com duração de, no mínimo, o mesmo tempo utilizado para exibir as informações equivocadas ditas por Dourado na edição do dia 9 de fevereiro, sob pena de multa no valor de R$ 1 milhão.