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Reação a campanha publicitária expõe preconceito contra LGBTs

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Cena do filme publicitário que despertou polêmicas na mídia e recebido como avanço por LGBts

Brasília – O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), disse ontem que a peça publicitária da empresa de cosméticos O Boticário – que mostra casais homo e heterossexuais trocando presentes – reflete a pluralidade da sociedade. Por sua vez, a empresa emitiu nota afirmando que acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação”.

“Reflete a vida, reflete a existência, a pluralidade, a diversidade das expressões amorosas e afetivas”, disse Wyllys sobre a campanha, no ar na TV aberta desde o dia 24 de abril, parte da estratégia da empresa para aumentar as vendas relacionadas ao Dia dos Namorados.

Segundo a empresa, a proposta da campanha Casais é abordar, com respeito e sensibilidade, “a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados”. A empresa diz ainda que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”.

O parlamentar destacou ainda que a campanha mostra o reconhecimento da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) que, segundo ele, é estigmatizada. (A campanha) está reconhecendo socialmente esse grupo, e também o reconhece como consumidor. Esse também é um aspecto importantíssimo a ser ressaltado”, destacou o deputado.

Reacionarismos

Mas o filme provocou debate nas redes sociais e na internet de forma geral. Internautas, blogueiros e portais expressaram opiniões, tanto em defesa quanto contra a propaganda. Na última terça-feira (2), o pastor Silas Malafaia, presidente da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo publicou um vídeo em que critica a publicidade. “Eu quero conclamar as pessoas de bem, que não concordam com essa promoção do homossexualismo através de propaganda, de televisão e de revista, para boicotarem os produtos dessas empresas, como agora faz o O Boticário”, disse Malafaia.

No vídeo publicado em seu canal oficial no Youtube, o pastor convoca um boicote à marca. O pastor afirmou que não pretende impedir que uma pessoa seja homossexual, o que para ele é um comportamento. Mais de 5 mil comentários foram publicados na página, repercutindo o vídeo.

Para Wyllys, as publicações contra o vídeo do pastor foram importantes para contestar os argumentos usados. Isso é muito importante, que as pessoas se posicionem.”

Para o deputado, a campanha deve servir de exemplo para outras. “Eu acho que, no Brasil, as empresas têm que respeitar a diversidade humana, considerar que os seres humanos são plurais e que têm poder de consumo. Pagamos impostos para o Estado, queremos políticas públicas, queremos leis e compramos no mercado. [Por isso] queremos do mercado respeito e reconhecimento.”

Na terça-feira, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu processo para avaliar tanto as denúncias feitas por consumidores – que alegam que a campanha desrespeita a família – quanto a defesa da empresa. “Eu espero que o Conar tenha bom senso e diga que essa campanha não faz o que vocês estão dizendo’’, disse o deputado.

Com reportagem da Agência Brasil