Alimentos saudáveis

MST e Pastoral do Povo da Rua inauguram sacolão com ‘banquetaço’ em São Paulo neste sábado

Inauguração deve receber mil pessoas no Belenzinho, zona leste da capital paulista, com a presença do padre Júlio Lancellotti

Carol Lima
Carol Lima
Padre Júlio e militantes do MST distribuem alimentos em lançamento do sacolão, em dezembro

São Paulo – O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e a Pastoral do Povo da Rua em São Paulo inauguram neste sábado (24), a partir das 10h, o Sacolão Popular Irmão Pedro Betancur. O evento será marcado por ato político e cultural na rua Siqueira Cardoso, 197, Belenzinho, zona leste da capital paulista. A iniciativa tem apoio do padre Júlio Lancellotti.

Segundo o movimento, o Sacolão Popular tem como objetivo oferecer, a preço justo, alimentos produzidos de maneira saudável nos assentamentos da reforma agrária na Grande São Paulo para as comunidades dos bairros Mooca e Belenzinho. A iniciativa é integrada à rede Armazém do Campo, que comercializa produtos da reforma agrária em 34 cidades do país.

A inauguração começará com recepção pela manhã, com a apresentação cultural “Virada Paulista”, com Jade Percassi, Kaleb Fernandes e Paula Sassaki. Haverá também o lançamento do Atlas de sistemas alimentares do Cone Sul, publicação coordenada pela Fundação Rosa Luxemburgo e co-editada com a editora Expressão Popular, em parceria com movimentos populares, ONGs e especialistas. Exemplares serão distribuídos gratuitamente.

A abertura oficial do Sacolão Popular será às 12h, juntamente com o banquetaço. Ainda no período da tarde haverá saudação e bênção com o padre Júlio Lancellotti, seguido de apresentações musicais “Encontros e Cantorias”, com Cícero do Crato e Tito.

Cultura e produtos da reforma agrária

As atividades vão até as 16h, mesclando intervenções políticas e apresentações culturais, além de contar com diversos produtos da reforma agrária popular já disponíveis na loja. Ao mesmo tempo haverá uma feira com produtos agroecológicos da Cooperativa Terra e Liberdade, de assentamentos do MST na Grande São Paulo. Estarão disponíveis produtos hortifruti, geleias, mel, pimenta, licores e fitoterápicos.

O evento reunirá diversos parceiros que atuam em projetos de combate à fome e contará com artistas da cultura popular e parlamentares como o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) e os deputados estaduais Simão Pedro, Marcia Lia e Eduardo Suplicy, todos do PT.

A parceria entre o MST e a Pastoral vai além do Sacolão, segundo a organização. Com a inauguração serão impulsionadas outras formas de distribuição de alimentos para a população em situação de rua, como as marmitas solidárias, realização de banquetaços e feiras livres periódicas.

:: Padre Júlio e movimentos sociais lançam sacolão neste sábado com distribuição de mil refeições

Confira a programação:

10h – Recepção
10h30 – Apresentação cultural “Virada Paulista”, com Jade Percassi, Kaleb Fernandes e Paula Sassaki
11h30 – Lançamento do livro Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul
12h – Abertura oficial e banquetaço
13h – Benção e saudação com o padre Júlio Lancellotti
14h – Apresentação cultural “Encontros e Cantorias”, com Cícero do Crato
15h – Apresentação musical com Tito
16h – Encerramento

Redação: Cida de Oliveira