Rede livre

Instituto Lula lança aplicativo para combater a exclusão digital no país

APP iLula será lançado às 19h desta segunda-feira, com eventos em Fortaleza e no Rio de Janeiro

Divulgação
Divulgação
Ilustração para o lançamento do aplicativo: soberania nas redes sociais em discussão

São Paulo – O Instituto Lula lança nesta segunda-feira (25), às 19h, o aplicativo APP iLula, uma plataforma que vai criar uma rede livre e soberana para combater a exclusão digital no país. O aplicativo também será uma ferramenta no debate sobre geração de emprego e renda, e nas mais variadas temáticas, da conjuntura presente e futura, nas oportunidades e desafios da indústria digital.

O sistema vai reunir interessados em conhecer as ações do Instituto, de parceiros e de cases no Brasil e pelo mundo no tema da inovação e tecnologia. O lançamento terá eventos presenciais em Fortaleza e Rio de Janeiro. Com foco em dialogar sobre os desafios, monopólios e oportunidades da Era Digital, o APP iLula mostrará de forma prática experiências tecnológicas.

Sua própria concepção é feita em PWA (APPs progressivos). Diferente dos aplicativos tradicionais, que precisam ser baixados por uma loja, o APP iLula será baixado via link, que será divulgado nas redes sociais do instituto.

O aplicativo usa essa tecnologia PWA, que faz parte de um conjunto de processos de desenvolvimento de software livres. O APP iLula usa essa tecnologia, que é uma evolução híbrida entre as páginas de web (sites) e um aplicativo. O PWA combina recursos oferecidos pelos mais modernos navegadores, com as vantagens de uso de um celular.

Além de baixar o aplicativo, o usuário poderá acompanhar, com exclusividade, o lançamento, em eventos físicos na sede do Instituto Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, e no Centro Afro Carioca de Cinema, na Lapa, no Rio de Janeiro.

Laboratório

No lançamento serão detalhadas as diversas ações e eventos. Dentre elas o iLula Lab, em parceria com o Instituto Banco Palmas. O iLula Lab será um laboratório (ambiente) de inovação cidadã, virtual e físico, que tem o objetivo de fomentar ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento nacional e a redução de desigualdades em nosso país, a partir do combate à exclusão digital. Para isso, o iLula Lab terá um ambiente digital dentro do APP iLula, que será co-organizado por um lab parceiro.

Leia também: Lula ultrapassa Bolsonaro em popularidade nas redes sociais

O lab convidado é o Instituto Banco Palmas (veja como foi o lançamento neste link), que terá três meses de atividades conjuntas, envolvendo pesquisas e ações/sugestões práticas que agreguem o debate, novas publicações, premiações, articulações, formação, entre outros, a partir do uso de novas tecnologias em um fluxo colaborativo e aberto de inovação cidadã.

Confira mais detalhes sobre o lançamento