Tarifa Zero

Grella chama reunião com Passe Livre para ‘reduzir incômodo’ no próximo protesto

Manifestantes voltam às ruas de São Paulo nesta segunda-feira (17), em ato marcado para o Largo da Batata, em Pinheiros

©nelson antoine/fotoarena/folhapress

Grella (direita) e o comandante da PM, Benedito Roberto Meira,querem combinar itinerário com manifestantes

São Paulo – O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, informou hoje (16), em entrevista coletiva, que pretende fazer uma reunião com a liderança do Movimento Passe Livre, responsável pelas manifestações que vêm ocorrendo na capital contra o aumento da tarifa do transporte público.

Grella convocou a reunião com os líderes para amanhã (17), às 10h, na secretaria. Ele disse que o objetivo maior do encontro é definir antecipadamente o percurso que será feito durante o próximo protesto, marcado também para amanhã, às 17h, a partir do Largo da Batata, na zona oeste da capital.

“A Polícia Militar tem condições de planejar o trajeto com algumas horas de antecedência, para reduzir o incômodo e proteger os manifestantes”, disse.

Ele enfatizou que não quer uma repetição dos fatos ocorridos na semana passada, como o intenso confronto entre policiais e manifestantes, resultando em pessoas feridas, inclusive da imprensa. Durante a entrevista, um grupo de fotógrafos pediu ao secretário medidas para que não sejam atingidos, como ocorreu na última quinta-feira (13). O grupo sugeriu o uso de um colete com identificação de imprensa, proposta que foi aceita por Grella.

O secretário comentou também críticas de que policiais não estariam utilizando a tarjeta com identificação, atitude que impede uma punição caso sejam flagrados cometendo excessos contra a população.

“[Essa] conduta será responsabilizada administrativamente, nenhum [policial] está autorizado a tirar [a tarjeta]”, disse. Grella acrescentou que espera uma manifestação pacífica e que o uso da Tropa de Choque não seja necessário.

Haddad

Na sexta-feira (14), o prefeito de Fernando Haddad também convocou reunião com MPL, marcada para a próxima terça-feira (18). Ele pretende debater a reivindicação do grupo, a tarifa zero nos ônibus, numa plenária com o Conselho da Cidade, grupo de representantes de vários setores sociais, instalado pelo petista depois de sua posse, em janeiro.

Com Redação RBA