no rio grande do sul

Dilma diz que primeiro semestre deste ano foi melhor que uma gestão inteira de FHC

Presidenta ressaltou que de janeiro a junho foram criados 826 mil postos de trabalho, número superior ao registrado entre 1995 e 1998, primeiro mandato do ex-presidente

Dilma participou da formatura de alunos do Pronatec e da inauguração de campus em Osório

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff  exaltou hoje (9), durante discurso em Osório (RS), resultados do primeiro semestre deste ano com toda a primeira gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em especial na geração de empregos e no investimento em formação profissional. Em inauguração do campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, a presidenta participou da formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para a plateia de formandos destacou que de janeiro a junho foram criados 826 mil postos de trabalho, número que supera o total da primeira gestão do ex-presidente (1995-1998).

Dilma refutou argumentos de críticos de que uma conjuntura econômica mais favorável justificaria os resultados de seu governo. “Ah, vão dizer que a situação naquela época era diferente. Mas o ponto é exatamente esse. A situação naquela época era diferente. É diferente. Esse governo tem compromisso com o emprego, tem compromisso com a redução da inflação e tem compromisso com o bem-estar da população”, disse.

Dilma lembrou que FHC criou uma lei que impedia o governo federal de expandir a rede de escolas técnicas. “Nós tivemos que ir à Justiça derrubar essa proibição para poder investir em ensino técnico profissionalizante no Brasil”, lembrou. Desde que foi criado, em 2011, o Pronatec já formou 4 milhões de estudantes.

A presidenta também ressaltou que o mero crescimento do Produto Interno Bruto do país não representa o desenvolvimento do povo (segundo o IBGE, o PIB de 2012 cresceu 0,9% e 2,7% em 2011). “O sinônimo de crescimento não é uma medida econômica. Tem que crescer a qualidade de vida da população, têm que melhorar os serviços públicos para que haja também melhorias de vida, na renda, no emprego, na qualidade de trabalho de cada um dos brasileiros e brasileiras.”

Aeromóvel

Dilma fica até amanhã no Rio Grande do Sul, estado onde iniciou sua trajetória como gestora pública. Amanhã, ela participa da inauguração do primeiro aeromóvel do país que ligará o aeroporto Internacional Salgado Filho à estação mais próxima da Trensurb com acesso ao centro de Porto Alegre – cerca de 814 metros de percurso. O veículo não é motorizado e se move sobre um trilho elevado com a propulsão de ventilador interno. Inicialmente, o modal terá capacidade de transportar 150 pessoas por viagem. Um segundo trem entrará em operação em 2014 com capacidade dobrada. A viagem será de dois minutos. O projeto recebeu investimento de R$ 37,8 milhões e demorou 31 anos para ser executado.


Leia também

Últimas notícias