Seca em SP

Catedral de Ribeirão Preto celebra missa para pedir chuva a santo

O 'Tríduo da Chuva' será realizado em três sextas-feiras seguidas; os próximos serão em 5 e 12 de setembro

Fabio Melo/Folhapress

Padre e fiéis derramam água aos pés de imagem de São Sebastião enquanto rezam por chuva em Ribeirão Preto

São Paulo – A Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, no centro da cidade, realizou hoje (29) a primeira de três missas para pedir chuvas ao padroeiro da cidade, São Sebastião. Segundo o padre Francisco Jaber, organizador da campanha, cerca de mil pessoas participaram da celebração, número que ele acredita que deve crescer muito nas próximas missas. A cidade não tem racionamento declarado, mas lagos e rios estão praticamente secos e tem faltado água em muitos bairros da periferia.

De acordo com Jaber, a celebração faz parte da tradição da igreja católica, mas nunca tinha sido feita na cidade. É uma celebração mais comum em cidades de clima árido. “Temos recebido pedidos da população, que está muito preocupada com a situação de seca que estamos vivendo. A população foi convidada a levar garrafas de água que, após um pequena procissão, foi derramada aos pés de uma imagem de São Sebastião, em meio as preces.”

O padre disse que não houve convites para personalidades políticas, mas acredita que governantes devem aparecer nas próximas celebrações. Jaber também aproveitou para fazer uma ação de conscientização com os fiéis. “Nesse momento, todos devemos cuidar para evitar desperdício e reduzir o consumo”, afirmou.

Em julho, choveu 33% menos que no mesmo período do ano passado na região de Ribeirão Preto, segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro). Em agosto, a situação está ainda pior: não houve chuvas significativas. Lagoas e rios estão em nível crítico. Mesmo assim, a prefeitura de Ribeirão Preto não cogita a implementação de rodízio ou racionamento de água na cidade.

A cidade é abastecida basicamente por poços artesianos, encontrando-se sobre o aquífero Guarani, reserva de água subterrânea que abrange oito estados brasileiros, além dos vizinhos latinos Argentina, Paraguai e Uruguai. Cinco novos poços artesianos foram abertos recentemente para garantir fornecimento de água.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informa que, na próxima semana, deve chover pelo menos dois dias em Ribeirão Preto, mas as temperaturas seguirão acima de 30 graus.

“Faz cair do céu sobre a terra árida a chuva desejada, a fim de que renasçam os frutos”, diz um trecho da oração para pedir chuva, do papa Paulo VI (1897-1978), divulgada pela congregação nas redes sociais para convidar às celebrações. O “Tríduo da Chuva” será realizado em três sextas-feiras seguidas – as próximas serão em 5 e 12 de setembro – sempre ao meio-dia.