Americanas.com e Submarino são proibidos de vender por 72 horas

Procon aplica multa de R$ 1,7 milhão por problemas na entrega de produtos e defeitos

São Paulo – A Fundação Procon de São Paulo determinou hoje (14) a suspensão das atividades de comércio por meio da internet dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime pelo período de 72 horas.

A decisão reafirma a determinação emitida em novembro do ano passado, para a qual a B2W, detentora das marcas, havia obtido suspensão. Agora, além disso, a empresa terá de arcar com multa de R$ 1.744.320,00 por falhas na entrega de produtos e defeitos nos itens adquiridos pelos consumidores. “Isso é um descaso, desrespeito ao consumidor. Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido”, afirmou o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, em nota divulgada pela fundação.

Os campeões de queixas

Em 2010, apenas em São Paulo foram registrados 2.224 atendimentos sobre problemas com os sites da B2W. No ano passado, esse número aumentou em 180%, com o registro de 6.233 atendimentos. As páginas da B2W figuraram também entre as campeãs de queixas do Sistema Nacional de Informações do Consumidor em 2011. 

A decisão vem na mesma semana em que cresce o debate sobre o respeito aos direitos dos compradores. O Dia Nacional do Consumidor, celebrado amanhã (15), motiva ainda evento sobre a venda responsável dos produtos oferecidos pelos bancos, que recentemente assumiram a dianteira na lista de reclamações encaminhadas ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O abuso nos pacotes aos clientes e a imposição de metas abusivas aos funcionários serão tratados em seminário organizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo em parceria com o Idec. 

Leia também:

  • Pela responsabilidade dos bancos – Metas fora da realidade pressionam bancários e levam clientes a prejuízos. Cenário de abusos move ambos em campanha por ética na relação banco-consumidor